Feminização Facial

    

Clínica Dr. Martins de Cirurgia Maxilofacial - Reface

Feminização Facial

 

Feminização FacialA face nos dá a primeira impressão visual e nos permite de uma forma rápida atribuir diretamente o sexo da pessoa que você está olhando. Enquanto outras partes do nosso corpo podem ser escondidas, camufladas ou exageradas para parecer mais femininas, é bastante difícil criar um aspecto de face feminina sem os procedimentos de Feminização. 

Por esse motivo a pessoa que está em transição de masculino para feminino ou uma paciente mulher com a face masculinizada pode ser beneficiar dessas cirurgias para transformar seu rosto e ajudar em sua interação social.

Cirurgia de Feminização Facial (FF) é um conjunto de procedimentos cirúrgicos e estéticos que visam alterar um rosto masculino ou feminino que possua traços faciais pronunciados para conseguir que essas características sejam suavizadas e harmonizadas, tornando-se mais semelhante a um rosto feminino. 

A face é composta por tecidos duros (ossos) e moles (pele e gordura). Na maioria das cirurgias faciais os médicos trabalham pele e gordura para modificar o formato do rosto, porém para se feminilizar uma face nós temos que modificar os maxilares, queixo, testa, ossos da maçã do rosto e nariz. Essas técnicas foram introduzidas na década de 90 e são empregadas em todo o mundo por médicos cirurgiões com experiência em cirurgia do esqueleto facial, permitindo com que transexuais possam viver em harmonia com sua face ou dando à mulher um contorno facial mais suave. 

 


Frontoplastia óssea

O tamanho e o formato da fronte do crânio masculino muito se difere do feminino.
A frontoplastia é a suavização da testa com diminuição das proeminências ósseas. O desgaste ósseo da testa e rebordo orbitário (área sobre os olhos) traz leveza ao rosto e pode se tornar, no conjunto, um importante marco na feminização facial. O objetivo é diminuir os ângulos e bordas agudas, além da proeminência local que trazem masculinidade. As incisões são realizadas dentro do couro cabeludo e ficam imperceptíveis se forem bem cuidadas com o passar do tempo.

  


Avanço do Couro Cabeludo

A linha do cabelo do homem geralmente é mais alta conferindo uma testa mais alongada quando comparada à da mulher. O avanço do couro cabeludo é uma cirurgia associada à frontoplastia que permite uma diminuição da altura da testa dando um ar mais feminino ao paciente transgênero. 

 


Levantamento das Sobrancelhas

A sobrancelha no rosto feminino apresenta curvatura e posição com relação às órbitas muito particular. A técnica de “Brow Lifting”, como é chamada, permite reposicionar o músculo frontal mais superiormente e também pode ser usada nas pacientes femininas com queda do supercílio pela idade. É uma técnica associada à frontoplastia óssea com excelentes resultados. 

  


Aumento das Maçãs do Rosto

Pode ser feita através do preenchimento por ácido hialurônico, próteses de silicone, polietileno ou mobilização óssea, dependendo de cada caso em questão. Na maioria dos casos fazemos acesso por dentro da boca evitando cicatrizes externas. Em alguns casos associamos à remoção da gordura da bochecha para salientarmos ainda mais o esqueleto.

  


Suavização do Pomo de Adão

Também chamada de tireoplastia, é realizada por uma incisão em uma dobra do pescoço até chegarmos na cartilagem tireoide que no gênero masculino é mais proeminente. A cirurgia consiste em se realizar pequenos desgastes na cartilagem deixando-a menos proeminente.

 


Diminuição do Lábio Superior

O lábio masculino geralmente é mais longo e menos projetado deixando os dentes incisivos menos expostos. A cirurgia do lábio superior permite uma maior projeção do vermelhão e maior exposição dos dentes anteriores. 

 


Mentoplastias e Osteotomias dos Maxilares

Utilizamos técnicas esqueléticas para mobilização dos ossos faciais e maxilares permitindo uma mudança espacial em todas as dimensões. São as técnicas que mais produzem alteração quando indicadas, pois são o arcabouço da face e dão sustentação aos tecidos moles. A mentoplastia (cirurgia do queixo), juntamente com a cirurgia nasal, trazem uma grande repercussão na transição da face masculina para a feminina.

  


Rinoplastia

É a cirurgia indicada para correção estética do nariz, existem inúmeras técnicas de acordo com cada gênero. Homens apresentam linhas estéticas mais fortes, pele mais espessa com um dorso reto, e um ângulo da ponta com o lábio de no máximo 95 graus. Já o nariz feminino apresenta linhas mais delicadas e pele mais fina. Além disso, o ângulo entre a ponta do nariz e o lábio pode ser de até 105°, deixando o nariz mais “arrebitado”.